Straits Videos

Loading...

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sérgio Costa




NOSSO BAR
Noite da Música Portuguesa
11 de Abril

Já lá vão alguns anos desde que a aventura de meter música no Nosso Bar terminou. Desse tempo sobram as recordações de noites de grande diversão, dos discos de vinil e das aparelhagens que na época estavam muito atrás das dos profissionais, ainda assim, as coisas funcionavam. Não posso precisar quantos anos colaborei com o Nosso Bar, talvez 6 ou 7, sempre de forma activa. Pelo meio breves passagens por algumas das melhores discotecas das zonas de Albufeira e de Portimão. O estilo de música predominante sempre foi o Pop Rock dando seguimento `a embalagem vinda dos anos 80 e que os anos 90 souberam aproveitar de forma positiva com o cimentar de bandas como os Nirvana ou os Pearl Jam. Foram tempos de grande prosperidade musical e de grandes vendagens de discos. Pelo meio sempre circulou a música Portuguesa da qual sou um adepto ferveroso do muito que se fez nos anos 80. O aparecimento do "Rock Português" e mais tarde da "Música Moderna Portuguesa" proporcionou-nos algumas canções que se tornaram grandes Hinos e consequentemente intemporais. Coisas como os "Cavalos de Corrida", "Chico Fininho" ou "Chiclete" ganharam uma dimensão que hoje considero ser quase impossivel acontecer a uma canção. Foram canções que nasceram para ficar no ouvido de todos nós, quer se goste ou não. Hoje os discos nascem e morrem, as canções passam vezes sem conta nas rádios e algumas nem chegam ás prateleiras das discotecas (que também elas foram desaparecendo com os tempos). Tudo ou quase tudo se tornou banal, enquanto há muitos anos existiam horas certas para sintonizar a Rádio Comercial para ouvir o "Rock em Stock" ou para ligar a televisão para ver os videos no "Viva a Música". Já lá vão os tempos em que para se ter um disco era preciso poupar, hoje,o Download resolve tudo.
Das dezenas de bandas que nos anos 80 nasceram nas garagens são muito poucas aquelas que hoje estão em actividade, mas ainda assim, a grande maioria delas deixou a sua marca não só através das canções, mas, também pela sua da irreverência e carisma.
No dia 11, no Nosso Bar, apenas pretendemos revisitar algumas das bandas que não só marcaram uma época no Portugal musical, mas que, também acabaram por fazer história numa casa que era frequentada por muita gente que discutia sobre música e ouvia as canções Portuguesas.
Lembramo-nos da "Noite da Música Portuguesa" porque era um hábito a fazermos há mais de uma década atrás, sabemos que não conseguiremos reproduzir a globalidade do cenário, mas, certamente dar-nos-á gozo voltar a escutar as bandas que nessa altura a malta gostava de ouvir.

Afonsinhos do Condado_Jafumega_Salada de Frutas_Táxi_Ecos da Cave_GNR_Ritual Tejo_
Sitiados_Essa Entente_Grupo de baile_UHF_Rui Veloso_Xutos_Rui Veloso_Delfins_Trovante_Diva
_Resistencia_Ex Votos_Rádio Macau_Jorge Palma_Sétima Legião_Peste & Sida_Mão Morta
_Roquivários_Ena Pá 2000_Censurados_Quinta do Bill_Ocáso Épico_Mler ife dada_ Entre Aspas_
_Radar Kadafi_Doctores & Engenheiros_BAN_Falecido Alves dos Reis_entre outros...
PS:
Para mim este grande fenómeno nacional acaba por se dividir em 2 fases:
De 1980 até ao Zé Cabra e do Zé Cabra para a frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário