Straits Videos

Loading...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

42:24



COMMUNIQUÉ


30º Aniversário


Completam-se no dia 20 de Junho 30 anos desde o lançamento do segundo disco de originais dos dIRE sTRAITS. "Communiqué" sucedeu ao album de 1978 - dIRE sTRAITS - que através do single "Sultans of Swing" deu a conhecer aquela que viria a ser a grande banda dos anos 80.

Quando a 28 de Novembro de 1979 os sTRAITS deram entrada nos Compass point studios nas Bahamas ainda promoviam o seu primeiro disco, conseguindo executar "Communiqué" quase em tempo recorde. Em apenas 15 dias conseguiram 42´de musica inspirada, baseada em pequenas histórias e de sairam êxitos como "Once Upon a time in the west" e "Lady Writer" canção que seguia a linha de "Sultans of Swing".
Durante 3 anos os sTRAITS não abandonaram a estrada, os palcos e os ecrans de televisão. Pelo meio foram em algumas noites a banda suporte dos já extintos "Talking Heads" de David Byrne.
"Once upon a time in the west" viria a tornar-se numa das canções de culto quando mais tarde a banda editou o seu primeiro disco ao vivo, "Alchemy - live", através de uma longa versão com criativos arranjos instrumentais. Nesta altura quando a onda "Punk" reinava os sTRAITS aos poucos iam se afirmando como umas das bandas revelação da época.
"Making Movies" de 1980 trouxe o estrelato e os primeiros hits a sério através de "Tunnel of love" e "Romeo and Juliet", mas, também trouxe a primeira verdadeira crise na banda com os irmãos Knopfler a entrarem em conflito. David tentou puxar a si alguns solos na gravação do disco, situação que não agradou a Mark. Com o abandono de David durante a gravação de "Making Movies" Mark voltou atrás e acabou por ser o responsável pela gravação de todas as guitarras no disco. Os anos confirmaram Mark Knopfler como um guitarrista de excelência, tornou-se numa influência para os mais jovens através do seu estilo "fingerpicking".

Considero que os 3 primeiros discos dos sTRAITS (79 a 80) não podem viver separados, formam um ciclo de vida para a banda que vindou em Junho de 1983 quando no Hammersmith Odeon de Londres os sTRAITS subiram ao palco para gravar "Alchemy - dIRE STRAITS live" se bem que pelo meio tivesse acontecido "Love Over Gold", mas, essa é outra história.
COMMUNIQUÉ
MARK KNOPFLER
JOHN ILLSLEY
DAVID KNOPFLER
PICK WITHERS
Convidado para os teclados
B.BEAR
______________________________
Produtores
Barry Beckett
Jerry Wexler
______________________________
Data de Publicação
15 de Junho de 1979
______________________________
Once upon a time in the west
News
Where do you think you´re going
Communiqué
Lady Writer
Angel of Mercy
Portobello belle
Single handed sailor
Follow me home
_______________________________
Alemanha - 1º
Nova Zelandia - 1º
Suécia - 1º
Noruega - 2º
Reino Unido - 5º
Italia - 17º
Sérginho

Sem comentários:

Enviar um comentário