segunda-feira, 1 de junho de 2009

JOSÉ CID EM LAGÔA

Foi com "Melotron, o planeta fantástico" que José Cid inicou o espectáculo de Lagoa. Cid deu o primeiro destaque da noite ao seu disco mais famoso mundialmente "10.000 Anos entre Venús e Marte", um disco que rock progressivo altamente conceituado na Europa e em paises Orientais de onde se destaca o Japão, onde um exemplar em vinil chega a valer vários milhares de euros. Compreendo que a esmagadora maioria dos admiradores de Cid prefiram as canções históricas, mas, a mim deu-me um gozo muito especial poder escutar ao vivo tamanha preciosidade musical.
O concerto foi uma retrospectiva histórica da carreira do músico e por isso um desfilar de êxitos soberbos (ver em baixo).
Só por uma vez vi Cid ao vivo e foi há mais de 25 anos no Castelo de Silves, ontem tive a oportunidade de voltar a saborear momentos que quer queiramos quer não nos entram pela vida dentro, através de canções que o tempo se encarregou de imortalizar.


Aos 65 anos continua a ter boa voz e a ser um músico de excelência, pode viver do esticar dos êxitos de outras décadas mas continua a ter uma legião de fans muito significativa (cerca de 2000 em Lagôa).
Quarentões, cinquentões e muitos jovens cantaram, dançaram e sairam do recinto felizes com uma noite para recordar.
No final sozinhos no camarim trocamos 2 dedos de conversa, um pouco sobre música e futebol, gostei do contacto com José Cid, foi um tipo simpático.
Uma palavra a competente banda do músico onde pontifica uma figura impar da música nacional - Mike Seargent. Ainda na banda Cid apresentou um jovem cantor de nome José Perdigão, ambos cantaram uma versão de "Povo que lavas no rio" de Amália Rodrigues que foi altamente aplaudida pelo
público. Cid ao piano tocou o fado dando-lhe soberdos laivos jazzisticos, conferindo-lhe uma sonoridade surpreendente.
A todos aqueles que ao longo de anos tentaram arrumar Cid na prateleira e a todos aqueles que o denominam de pirosso Cid responde com música:
Rock
Jazz
Blues
Ligeira.
Bem haja !!


Algumas das canções da noite:

Mellotron
No dia em que o rei fez anos
Coração de papelão
Minha Música
Na cabana junto `a praia
O rock dos bons velhos tempos
Ontem, hoje e amanhã
Um grande amor
Lenda del rei dom Sebastião
Portuguesa Bonita
20 anos
Como o macaco gosta de bananas
etc...









Sem comentários:

Enviar um comentário