sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

+ Rock Progressivo...

RUSH








... rock progressivo e muito mais do que isso. Descobri os Canadianos Rush recentemente, estes passaram-me ao lado durante os anos de juventude. Há uns anos cheguei a ouvir um dos discos de maior sucesso dos Rush mas confesso que não lhe dei muita importância apesar de ter gostado imenso da canção de abertura "Tom Sawyer", falo de "Moving Pictures". Os Rush chegaram ao mercado com o album de estreia em 1974 "Same" e desde ai foram sempre uma banda muito respeitada dentro do contexto do rock progressivo, com discos de sucesso como "2112" e "Moving Pictures", entre outros.
Recentemente como que por acaso escutei algumas canções dos Rush em formato "Live" e a fim de umas horas lá estava eu com a discografia da banda para trás e para a frente, eu sou assim, tenho uma tara incrível por músicos que fazem coisas boas em cima do palco. Os Rush são uma banda espectacular e quando estão no palco tornam-se mais espectaculares ainda porque os seus 3 membros são músicos absolutamente fantásticos. Neil Peart é o baterista, Alex Lifeson o guitarrista e Geddy Lee o baixista, vocalista e teclista, são apenas 3, mas, parecem uma orquestra, todos eles são excelentes.
Quero apenas salientar os discos ao vivo, são soberbos, "All the world´s stage" de 76, "Stage left" de 81, "A show of hands" de 88, "Different Stages" de 98, "Rush in Rio" de 2003 e mais recentemente "A working man" disco que ainda não conheço.
"Rush in Rio" é um disco triplo também editado em formato DVD que foi gravado em pleno Maracanã na noite de 23 de Novembro de 2002, perante uma entusiasta assistência de fans da banda. "Rush in Rio" oferece-nos todo o concerto e coloca a descoberto todo o potencial da banda , assim como, as fases mais importantes da sua brilhante discografia. "Different Stages" também é um disco triplo e contém como terceiro disco partes de um concerto que os Rush deram em 1978 em Hammersmith Odeon , Londres. Saliento os fantásticos e prolongados solos de bateria de Neil, só visto.
Enfim na falta do aparecimento de coisas porreiras contemporâneas eis que ainda pingam coisas fantásticas nascidas no meio da loucura dos anos de ouro do Rock Progressivo, aqui estou eu para "desmeosar" o que vai surgindo.

Canções importantes dos Rush:

TOM SAWYER
THE TREES
THE SPIRIT OF RÁDIO
XYZ
THE PASS
BRAVADO
CLOSER TO THE HEART
DREAMLINE
LA VILLA STRANGIATO
BY - TOR ANT THE SNOW DOG
BETWEEN SUN & MOON
NOBODY´S HERO
2112;
a) temples of syr
b) Grand finale
ANIMATE
DRIVEN
NATURAL SCIENCE
entre outras.

Estas e outras canções são histórias que falam de ficção cientifica, fantasia, amor, assuntos humanitários, ambientais, etc.
Aceito alguma critica se refira ao "Rock Progressivo" rotulando-o de "Rock DEPRESSIVO" mas esta banda é tudo menos depressiva, acreditem. É mesmo ouvir para querer, os Dream Theater ouviram, eh eh eh, e foram influenciados...

Aproveito a ocasião para desejar a todos um ano de 2010 cheio de sucessos e com muita saúde e também para te agradecer a ti amigo (a) o facto de teres vindo visitar "A malta do bairro".

Felicitações especiais à Malta do Bairro:
Zé Miguda
Godimama
Seta
Crepe
Calado
Fresco
Croquete
Vitinha
Brenhas
Capitão Ossinhos




Sem comentários:

Enviar um comentário