segunda-feira, 1 de março de 2010

O Regresso da boa música...

Os anos 80 estão de volta

Ouvi falar pela primeira vez na rádio m80 quando os UHF festejaram o lançamento do meu disco preferido de música Portuga "Noites Negras de Azul" e simultâneamente o seu lançamento em formato CD. Sei que a rádio esteve lá na festa.

Quem me conhece sabe que a música é o meu culto, que os meus discos são a minha riqueza, sempre foi assim, sempre gostei de ouvir a minha música e de manter vivos os meus mitos. A determinada altura da minha juventude dei comigo a rejeitar toda e qualquer rádio, senti que as rádios seguiam um caminho negativo e que começavam a difundir lixo sonoro. Longe vão os tempos em que esperava a hora para que o Barros me trouxesse o "Rock em Stock" ou que a televisão me mostrasse o celebre "Viva a música" do Rui Pêgo. Nunca tive vontade de levar com a histórias das 7 ou 8 músicas sem parar e ter que mamar com a Anastácia e depois com a "Cara ou corôa" e sei lá mais o que. Os tempos mudaram e tornei-me num resistente, sem no entanto fechar a porta de entrada a novas ondas e correntes musicais. Não sou contra as maquinas produtoras de sons, mas, não gosto que se chame "músico" a um programador que não domina nenhum instrumento ou que não sabe ler uma partitura.
Enfim, cá continuo no meu mundo cercado de discos de rock progressivo, de discos de rock e mais recentemente de discos de jazz, fazem parte do meu dia da mesma forma como fazem as pessoas que me rodeiam, são a minha companhia tal como a rádio é a companhia de muita gente que circula pela estrada ou que está em casa a trabalhar.

A minha paixão pela música nasceu e cresceu no Bairro do Progresso onde ainda hoje vivo, sempre ao lado dos meus amigos, foi lá que me tornei fã incondicional dos Dire Straits, que o Crepe passou a adorar os Pink Floyd, o Zé os Guns N´roses ou o Seta o Bruce Springsteen. Todos ouvíamos os mesmos discos, cantávamos as mesmas canções, trocávamos discos e gravávamos cassetes. As canções dos anos 80 ficaram-nos gravadas na memória, muitas representam momentos fantásticos que gosto de recordar. Penso que todos esses lados A dos singles hoje continuam vivos na memória de quem tal como eu atravessou os anos 80 em plena euforia da juventude, na verdade essas canções nunca morreram, sempre existiu alguém a realizar uma compilação ou uma rádio que lá vai ao fundo do baú buscar uma canção dos Duran Duran ou dos Alphaville.

Recentemente ouvi uma emissão da rádio m80 e deixei de ser um resistente, finalmente uma Rádio feita à medida do Sérginho. Na m80 neste momento passa "Lessons in love" dos Level 42 uma canção que não ouvia já lá vão uns tempos e sei que em seguida vai chegar uma outra da qual gosto, é sempre assim (Heaven de Bryan Adams), aqui cada canção é um sucesso que faz bater o pé ou ter vontade de cantar
Na passada Sexta-feira na parte final de uma longa viajem comecei a ouvir a emissão "Live" da primeira festa da música dos anos 70, 80 e 90 que se realizou numa discoteca em Amares e lá estive eu até perto das 4h da matina a escutar as canções. À memória vieram os meus tempos de Dj do Nosso Bar, a selecção musical, os cortes radicais nas canções para não deixar cair o ritmo, o baixar de volume para deixar as gargantas brilhar, enfim, tudo numa palavra - ALEGRIA.

No dia seguinte procurava a sintonia da m80 quando me deparei com "Don´t you forget about me" dos Simple Minds e fiquei-me por ali pensando tratar-se da rádio que pretendia até porque logo de seguida tocou uma canção dos ABC,depois percebi que era outra rádio. O mesmo já me aconteceu no dia de hoje porque as frequências são diferentes e percebi que neste momento as rádios locais já estão na onda da m80.Não tem nada a ver mas John Waite vai dar um concerto no dia 4 de Março em Lisboa e os Alphaville também já têm data marcada para o Campo Pequeno, se tiver em conta, que na semana passada enquanto orientava um treino em Lagoa um grupo de putos de 10 anos cantava insistentemente "Don´t you want me baby" dos Human League, só posso concluir que os anos 80 estão de volta.Vou comprar um cubo mágico, porque foi uma pedra que me ficou no sapato.

Isto tudo para te recomendar uma rádio com carisma onde certamente vais exclamar algumas vezes -"Eh, esta música, há os anos que não ouvia isto, porreiro...".

Portimão
107.1

Eu dou-vos os meus cumprimentos a ouvir
"Don´t leave this way" dos Communards.

Um bem haja a todos aqueles que
trabalham na m80.

Boa Noite !

Sérginho
01 de Março de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário